A 7ª edição da Campanha de Conscientização,
Prevenção e Combate aos Incêndios ganha novos parceiros, entre eles a Tereos,
líder na produção de etanol e açúcar, e chega mais longe, levando
educação, informação e prestação de serviço. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira, em
evento on-line, que contou com a participação dos parceiros da Campanha que,
neste ano, além do setor privado, tem a Secretaria de Agricultura e
Abastecimento do Estado de São Paulo.
Pelo segundo ano, a Somar Meteorologia foi contratada para a confecção diária
do “Indicativo de Incêndios”. O Indicativo correlaciona as condições
observacionais e de previsão de chuva em curto e médio prazo, umidade relativa,
balanço hídrico e outras variáveis meteorológicas, apontando, com mais
precisão, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e
propagação de fogo.
Os mapas serão disponibilizados, diariamente, durante cinco meses, no hotsite
da Campanha: www.incendiosprevina.com.br,
e de forma proativa, nas mídias sociais da ABAG/RP e dos parceiros para
alcançar o público em geral. Além disso, serão usados pelas equipes agrícolas e
de prevenção aos incêndios dos participantes e, por meio da Secretaria da
Agricultura, chegará aos produtores de todo o Estado, que serão alcançados via
equipes de extensão rural.
Os mapas estarão à disposição de toda a imprensa que queira utilizar as
informações. A ferramenta para a prevenção dos incêndios, mais uma vez, fará
parte da previsão do tempo dos telejornais da EPTV, afiliada da Rede Globo, nas
praças de Ribeirão Preto, São Carlos (Central) e Campinas, chegando a 157
cidades. Segundo Luciene Viegas, diretora-executiva de jornalismo da EPTV, a
parceria iniciada em 2020 foi de muitos resultados, pois a possibilidade de
antecipar o que pode acontecer para os telespectadores/internautas fez com que
os riscos diminuíssem, e por isso foi renovada em 2021.
Crime
A Campanha deve trabalhar fortemente contra os incêndios criminosos que, em
2020, foram causas de grandes e pequenos focos de fogo ocorridos em todo o
Estado de São Paulo, tanto na zona rural, quanto na zona urbana.
Para o setor canavieiro, que predomina na região de Ribeirão Preto, o fogo
representou prejuízos materiais e ambientais. Prejuízos com a perda de áreas
naturais, que haviam sido reflorestadas; a queima de cana antes da hora da
colheita, o que diminuiu a qualidade da matéria-prima, e o fogo em áreas já
colhidas, que inviabilizou a rebrota. Em muitas áreas foi preciso fazer um novo
investimento em plantio.
Custo A prevenção dos incêndios por parte das usinas só tem crescido nos últimos
anos, segundo o Indicador de Investimento em Prevenção, divulgado em reunião do
Grupo Fitotécnico do Centro de Cana, em outubro de 2020.
O estudo foi feito pelo consultor Rubens Braga Jr, que recebeu informações de
92 unidades produtoras da região Centro-Sul, totalizando 3,3 milhões de
hectares. O trabalho apontou investimentos na ordem de R$ 221.527.297,00, no
ano de 2020, e o envolvimento de 5.150 funcionários exclusivos para esta
tarefa, o que representa um investimento médio de R$ 67,93/ha, e mão de obra de
1,58 funcionário/1.000 ha. O custo na região de Ribeirão Preto é maior: são R$
85,15/ha, e envolve 1,61 funcionário/1.000 ha.
Expectativas
O ano de 2020 foi o segundo com mais focos de
incêndios no Estado de São Paulo, foram 6.123, contra 7.292 de 2010, atingindo
111.295 hectares. As previsões não são boas para 2021 e especialistas apontam
que o fenômeno La Niña deve enfraquecer e se neutralizar durante o outono
(abril-junho), o que significa que todo o período do inverno no Centro-Sul do
Brasil será mais seco do que o normal, e que as chuvas da primavera podem
começar mais tarde neste ano.
Novos parceiros Graças aos seus parceiros, a Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate
aos Incêndios alcança todo o Estado de São Paulo. Os grupos sucroenergéticos
levam a Campanha para todas as regiões em que estão as suas unidades
industriais. Além disso, a Orplana (Organização de Associações de Produtores de
Cana do Brasil), com suas 32 associações representadas, alcança 11 mil
fornecedores de cana e extrapola São Paulo, chegando ao Mato Grosso, Mato
Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. ABAG/RP Biosev; COFCO Internacional Ester Agroindustrial ; Grupo Pedra Agroindustrial; Grupo São Martinho; Grupo Tracan; Ipiranga Agroindustrial; Orplana - Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil; Socicana - Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba; Tereos; Usina Alta Mogiana; Usina Batatais; Usina Santa Fé; Usina Santo Antônio/Grupo Balbo; Usina São Francisco/Grupo Balbo, Usina São João.
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