A obra vencedora do concurso nacional para a identidade visual do 55º
Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado este ano no dia 16 de
maio, é de Evandro Caldeira, agente da Pastoral da Comunicação (Pascom), da
Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Olímpia que pertence à Diocese
de Barretos.
A divulgação aconteceu na segunda-feira (12), pelos canais
oficiais da Pascom Brasil com a explicação da peça que será utilizada em todo o
país, e Evandro, que trabalha com designer desde 2010, disse ficou muito feliz
e grato ao saber que tinha sido o vencedor. “Foi o primeiro concurso, em nível
de Igreja, em que participei. Ganhar foi uma confirmação de que estou no
caminho certo de fazer parte de uma pastoral tal importante dentro da Igreja
que evangeliza atrás dos meios de comunicação. Eu creio que Deus usou minhas
mãos, meu pensamento e a minha criatividade para poder expressar neste cartaz
tudo aquilo que vivi neste momento tão difícil na Igreja. Quis expressar o que
tantos outros pasconeiros estão vivenciando também em suas comunidades”,
expressou o vencedor que atua na Pascom desde 2016.
Segundo Evandro, a inspiração para a criação do cartaz surgiu da
situação pandêmica em que vivemos. “Estamos enfrentando essa pandemia (da
Covid-19) e o tema ‘Vinde e verás’ foi bem evidenciado com nossas igrejas se
reinventando para continuar evangelizando e se encontrando com o fiéis. Usei o
símbolo do wi-fi com imagens inseridas dentro dele
representando pessoas que usaram a internet para continuar a evangelização:
leigos, profissionais da saúde, nossa Igreja como um todo. A imagem do Papa
Francisco retratou esse início de momento tão desafiante que todos nós iriamos
vivenciar. A foto ao centro, aos pês da cruz, é o meu pároco, padre frei Lucas
Lisi Rodrigues, ofm, com o objetivo de evidenciar todo o clero que leva a Santa
Missa para tantos lugares que nem podemos imaginar. A cruz representa a entrega
e o amor de Jesus pela humanidade”, explicou.
O trabalho de Evandro foi uma escolha unânime da Comissão
Julgadora que foi formada por leigos profissionais da área da comunicação e
bispos membros da Comissão de Comunicação da CNBB.
“A escolha da criação do Evandro é uma grande motivação para todos
os agentes da Pastoral da Comunicação de nossa diocese. A vitória dele tem um
caráter de unidade, ou seja, o ministério que ele desenvolve na paróquia dele
em Olímpia não é algo que fica restrito àquela comunidade, está a serviço da
Igreja do Brasil. Somos uma só Igreja, um só rebanho, mesmo que agora estejamos
unidos em Cristo conectados pelas redes sociais neste período de pandemia”,
disse o padre Pedro Lopes, assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação da
Diocese de Barretos.
O padre José Antônio Soares, assessor eclesiástico da Pascom na
Sub-região RPII da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, disse que a
vitória do pasconeiro é motivo de alegria e grande incentivo. “Ficamos felizes
pela vitória do Evandro e ao mesmo tempo vemos como algo de grande incentivo
para a animação pastoral e missão da Pascom em nossa Sub-região RPII. Existe
uma expressão muito conhecida que diz: ‘Palavras convertem, mas o testemunho
arrasta’. Além de divulgar, articular e celebrar o Dia Mundial das Comunicações
Sociais deste ano com mais sintonia e gratidão, podemos aproveitar este momento
de graça em nossa Sub-região para propagar o testemunho dele que mostrará o
valor e importância, incentivando e motivando, ainda mais, todos os pasconeiros
das nossas dioceses”, expressou.
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