Notícias
COMPARTILHE:
 
Governo de SP recua e desiste de liberar funcionamento do comércio até 22h - Rádio Espaço Livre AM 720 - Olímpia-SP
Notícias
Governo de SP recua e desiste de liberar funcionamento do comércio até 22h
27/05/2021

O governo de São Paulo recuou e desistiu de liberar o funcionamento do comércio até as 22h a partir de 1° de junho, como tinha sido anunciado pela gestão de João Doria (PSDB) na semana passada.

Com a mudança, o estado continuará na atual fase de flexibilização, que autoriza lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes a operar até 21h.

A capacidade máxima de funcionamento do comércio, que também tinha a previsão de ser ampliada para 60% no próximo mês, seguirá em 40%.

Secretário de Saúde da Cidade de SP prevê chegada de 3ª onda

A medida permanecerá em vigor até 13 de junho, e ocorre após o estado registrar aumento no número de internações, que voltou a ficar acima dos 80%, e de casos do coronavírus.

Pelo novo cronograma, a ampliação de horário e capacidade deve ser liberada a partir de 14 de junho.

"Os indicadores da pandemia recomendam cautela neste momento e é cautela que nós estamos adotando", afirmou o governador João Doria em coletiva de imprensa nesta quarta (26).

Segundo o diretor do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, a elevação dos casos da doença fez o comitê revisar a recomendação e orientar o estado a não avançar nas flexibilizações.

"Tivemos essa avaliação de que não seria ainda o momento de avançar como havia sido pensado na semana passada. [...] Houve um aumento na incidência de casos, estávamos com 370 casos por 100 mil a cada 14 dias, hoje temos 418 casos por 100 mil, um aumento de 10% nessa incidência. O aumento no número de internações é mais discreto, felizmente", defendeu Menezes.

 

Variante indiana no estado de SP

Na manhã de quarta (26), foi confirmado pelo governo paulista um caso da variante indiana da doença, chamada de B.1.617, em um passageiro que desembarcou no Aeroporto de Guarulhos no dia 22 de maio.

Ele é de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e o diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

 

Fase de transição

Desde segunda-feira (24), o comércio foi autorizado a elevar a capacidade máxima de 30% para 40%. Na prática, porém, não há lei, multa ou fiscalização para verificar esse percentual.

O estado de São Paulo está, desde 18 de abril, na chamada “fase de transição” do Plano São Paulo, que regula o funcionamento dos setores da economia.

Esta fase, criada para representar uma etapa transitória da fase emergencial, a mais rigorosa da quarentena, não leva em consideração os indicadores da pandemia no estado.

Se índices como taxa de ocupação de leitos fossem levados em conta, a maior parte da população do estado estaria na chamada fase vermelha.

 

Indicadores da epidemia

O número de novos casos está em alta no estado. Nas últimas semanas, São Paulo também registrou uma interrupção na queda de novas internações. A última vez em que a ocupação de UTI ficou no patamar de 80% havia sido em 27 de abril.

 

 
17
ABR
2024
   
Atletas de Olímpia conquistam 30 medalhas no fim de semana
17
ABR
2024
   
Cultura no Coreto retoma programação na Praça com sucessos dos anos 60 a 2000
17
ABR
2024
   
Estão abertas as inscrições para o Vestibular da Fatec Barretos
17
ABR
2024
   
Aumenta o número de jovens que poderão votar nas eleições
17
ABR
2024
   
Número de nascimentos cai ao menor nível desde 1977
  
   

 

 
 

 
 
 
Fale Conosco
(17) 3281-3044
(17) 99773-3007
WhatsApp
 
 
Endereço
David Oliveira, 830-A
Centro - Olímpia-SP
CEP: 15400-083
 
 
Redes Sociais
   
 
 
WhatsApp