Notícias
COMPARTILHE:
 
Alerta de colapso nas UTIs do país; filas para UTIs voltam a crescer - Rádio Espaço Livre AM 720 - Olímpia-SP
Saúde
Alerta de colapso nas UTIs do país; filas para UTIs voltam a crescer
07/06/2021

Após um curto período de estabilidade, o sistema de saúde brasileiro caminha para o temido colapso de inverno. Anunciada desde o início de abril deste ano, ainda durante o segundo pico da pandemia, a nova crise agora grita nos números.

 O novo Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz alerta para o recrudescimento da pandemia nas próximas semanas. Mantidas as tendências dos atuais indicadores, o estudo sinaliza uma nova elevação do número médio de óbitos para um patamar em torno de 2.200 por dia.

 Também agravam o cenário os índices de positividade dos testes para diagnóstico realizados, que permanecem em altos patamares, demonstrando a circulação intensa do vírus Sars-CoV-2. Essas novas infecções podem resultar em casos graves de Covid-19, afirmam os pesquisadores responsáveis pelo Boletim. 

 Outra questão preocupante é o rejuvenescimento da pandemia que, associada à circulação de novas variantes do vírus no país, torna mais crítica às consequências entre grupos mais jovens. O estudo conclui que a maior exposição desta faixa etária está associada a condições precárias de trabalho e transporte, além da retomada de atividades econômicas e de lazer, que vêm sendo efetivadas em diversos estados e municípios, com a flexibilização das restrições vigentes em março.

 Os pesquisadores são categóricos em destacar que é premente a intensificação de ações de vigilância em saúde, o reforço de estratégias de testagem de casos suspeitos e seus contatos, além do controle e a manutenção de restrições de eventos de massa e atividades que promovam a interação e infecção de grupos suscetíveis. Simultaneamente, são necessárias medidas de preparação do sistema de saúde, desde a sincronização com a atenção primária em saúde, até a organização da média e alta complexidade, incluindo a oferta de leitos clínicos e UTIs Covid-19, e garantia da oferta de insumos.

 

 Leitos de UTI para Covid-19

 Dados publicados pelo Observatório da Fundação Oswaldo Cruz na sexta-feira (4/6) mostram que as taxas de ocupação de leitos de UTI do SUS para COVID-19 é superior a 80% em 20 estados brasileiros. Em outros seis, a situação é pré-crítica, ou seja, mais de 70% das vagas disponíveis estão em uso. Treze unidades da federação já acumulam filas de espera por leitos, incluindo São Paulo.

 A região de Rio Preto voltou a liderar a fila de espera por leito UTI no Estado no último fim de semana.  Eram 107 pacientes à espera por um leito de UTI, segundo boletim do Sistema Cross, responsável pela regulação de vagas, deste domingo (6).  A fila na região é a que possui o maior número de pacientes entre todos os departamentos regionais de saúde do estado.

 O aumento na quantidade de pessoas à espera por um leito é explicado pela situação do maior hospital do interior paulista, referência para moradores de mais de 100 municípios da região. O HB tinha neste domingo (6), 172 pacientes internados, o que representava

94% da ocupação.  Na Santa Casa de Rio Preto, a ocupação é de 100% nas UTIs e enfermarias.

 Em Olímpia, a Santa Casa também tem 100% de ocupação dos leitos de UTI, a enfermaria, segundo boletim (04/06) operava com 20 leitos ocupados.

 Na regional de Barretos, segundo dados atualizados domingo (6) no portal SEADE do governo do Estado, os leitos de UTI operam com 95,1% de ocupação. E as enfermarias com 59,2%.

 As mazelas a que assistiremos desta vez, alertam especialistas, podem ser ainda piores do que aquelas enfrentadas em março, já que o perfil dos pacientes internados mudou: eles, agora, são mais jovens e permanecem mais tempo no hospital. A circulação de novas variantes do vírus é outro agravante do cenário pandêmico.

 Estudiosos da Saúde Pública acreditam que o controle da situação está ao alcance das autoridades, mas se mostram pouco otimistas quanto à atuação assertiva do poder público nas próximas semanas. A melhor expectativa é de que o curso natural da vacinação ponha freio à sequência de colapsos.

 
24
ABR
2024
   
Educação formaliza rescisão contratual com a Sativel
24
ABR
2024
   
Saúde abre as UBS até às 20h para imunização contra a Gripe e atualização da caderneta
24
ABR
2024
   
Educação: SP abre concurso de remoção para professores da rede estadual
24
ABR
2024
   
Parceria entre Prefeitura e Sebrae traz para Olímpia projeto de Desenvolvimento Empresarial
24
ABR
2024
   
Olímpia oferece aulas de Beach Tennis gratuitas para crianças e jovens no Complexo Esportivo
  
   

 

 
 

 
 
 
Fale Conosco
(17) 3281-3044
(17) 99773-3007
WhatsApp
 
 
Endereço
David Oliveira, 830-A
Centro - Olímpia-SP
CEP: 15400-083
 
 
Redes Sociais
   
 
 
WhatsApp