Notícias
COMPARTILHE:
 
Bolsonaro diz que é contrário ao passaporte sanitário, projeto de Geninho - Rádio Espaço Livre AM 720 - Olímpia-SP
Saúde
Bolsonaro diz que é contrário ao passaporte sanitário, projeto de Geninho
17/06/2021

Aprovado pelo Senado e em discussão na Câmara, o Certificado de Imunização e Segurança Sanitária, que comprova vacinação, imunidade e/ou teste negativo para covid-19, será vetado por Jair Bolsonaro caso seja aprovado pela maioria dos deputados. Foi o que o presidente disse nesta terça-feira a respeito do documento também chamado de "passaporte de vacinação" ou "passaporte sanitário".

"O que tu acha do passaporte da covid? Aquela onda aí, entrou nas mídias sociais. Sem comentários. A vacina vai ser obrigatória no Brasil? Não tem cabimento", disparou Bolsonaro a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada nesta terça-feira (15). "Alguns falam que para você viajar tem que ter um cartão de vacinação. Cada país faz suas regras. Eu não acredito que isso passe pelo Parlamento. Se passar, eu veto e o Parlamento tem o direito de analisar", completou o presidente.

A proposta original é do deputado federal olimpiense Geninho Zuliani, e outros 13 parlamentares.

“Com os cuidados sanitários e distanciamento social, o Passaporte Sanitário de Covid-19 será fundamental no pós-pandemia e permitirá que os serviços de turismo e a economia voltem a funcionar”, disse o deputado Geninho Zuliani (DEM-SP).

O Projeto de Lei 1158/21 cria o Passaporte Sanitário de Covid-19, emitido pelo Ministério da Saúde e obrigatório em todo o território nacional. O documento será suspenso quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar o fim da pandemia. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Na Europa, o passaporte sanitário de covid-19 já é realidade, começou a ser emitido e poderá ser utilizado a partir de 1º de julho. O Parlamento Europeu deu sinal verde e os 27 países da União Europeia já aceitaram o documento, em formato digital ou impresso, como comprovação de imunidade e consequentemente autorizam ou rejeitam a entrada de visitantes da comunidade.

A ideia é vista como uma solução segura para a retomada do Turismo na alta temporada de verão no hemisfério norte, com a condição de que os países podem vetar imediatamente o passaporte caso surjam novas variantes e/ou aumentem repentinamente os casos de internação pela covid-19.

 

Em abril, Machado Neto e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, firmaram uma parceria para incentivar o uso do certificado por prefeitos e governadores.

 


 
28
MAR
2024
   
Infraero apresenta projeto do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Olímpia
28
MAR
2024
   
Obras do novo trevo de Olímpia estão 70% concluídas com previsão de entrega em julho
28
MAR
2024
   
Câmara de Vereadores teve custo superior a R$ 4,3 milhões em 2023
28
MAR
2024
   
Trabalhador poder usar o dinheiro do FGTS que ainda não caiu na conta para financiar a casa
28
MAR
2024
   
Bancos lançam seguros contra fraudes no PIX após aumento no número de golpes
  
   

 

 
 

 
 
 
Fale Conosco
(17) 3281-3044
(17) 99773-3007
WhatsApp
 
 
Endereço
David Oliveira, 830-A
Centro - Olímpia-SP
CEP: 15400-083
 
 
Redes Sociais
   
 
 
WhatsApp