Notícias
COMPARTILHE:
 
Ser vacinado não é carta de alforria, diz médica que sugere rigidez após doses - Rádio Espaço Livre AM 720 - Olímpia-SP
Saúde
Ser vacinado não é carta de alforria, diz médica que sugere rigidez após doses
21/06/2021

Em entrevista à CNN, no sábado (19), a médica e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Dalcomo defendeu que as medidas preventivas de cuidado à Covid-19 devem permanecer, mesmo após a aplicação das duas doses contra a doença. "Ser vacinado não é uma carta de alforria", alertou a pesquisadora.

A médica defendeu que, apesar de todos os imunizantes aplicados no Brasil terem sido muito bem testados, nenhum garante eficácia de 100%; com isso, as medidas de segurança devem continuar.

"A vacinação sozinha não é milagre, é preciso que as pessoas entendam isso. Ser vacinado não é uma carta de alforria, de liberdade para que as pessoas voltem ao ano de 2019. Nenhuma vacina tem proteção 100%, não adianta ser só vacinado. Nem mesmo ter tomado duas doses nos libera dos cuidados", disse.

Margareth Dalcomo acrescentou que mesmo os que já contraíram a doença não têm a imunidade garantida.

"Mesmo quem já passou pela doença, se curou, sabendo que a imunidade conferida pela doença é muito curta. Quem teve há um ano atrás não tem mais imunidade nenhuma, o que confere a imunidade é ser vacinado. Mas ser vacinado com as duas doses não adianta, temos que nos proteger, manter máscaras de boa qualidade, não fazer festas; sei que estamos todos cansados, querem fazer festa, mas infelizmente não dá para fazer".

A pesquisadora reiterou que pessoas jovens precisam ser vacinadas, e que o Brasil só terá certo "conforto" em relação à pandemia quando imunizar pelo menos 70% da população.

"Precisamos vacinar 70% da população para ter certo conforto. Precisamos vacinar as pessoas jovens, aqueles que são responsáveis pela grande mobilidade social, que se expõem mais, pegam transporte público e que levam a doença para casa. Precisamos ter muita vacina, muito rápido, além disso, toda medida de restrição ser mantida com todo rigor", afirmou Margareth.

 
19
ABR
2024
   
BC reforça a segurança para resgate de "dinheiro esquecido" em bancos
19
ABR
2024
   
Quase Paróquia de São Judas e Santo Expedito torna-se paróquia hoje em Olímpia
19
ABR
2024
   
Novos perueiros olimpienses começam a operar o transporte escolar rural a partir de segunda
19
ABR
2024
   
Olímpia se prepara para participar dos Jogos da Melhor Idade com 41 atletas em 11 modalidade
19
ABR
2024
   
19 de abril | Dia dos Povos Indígenas (Dia do Índio)
  
   

 

 
 

 
 
 
Fale Conosco
(17) 3281-3044
(17) 99773-3007
WhatsApp
 
 
Endereço
David Oliveira, 830-A
Centro - Olímpia-SP
CEP: 15400-083
 
 
Redes Sociais
   
 
 
WhatsApp