Notícias
COMPARTILHE:
 
Município lança Serviço de Escuta para crianças e adolescentes vítimas de violência - Rádio Espaço Livre AM 720 - Olímpia-SP
Cidade
Município lança Serviço de Escuta para crianças e adolescentes vítimas de violência
17/04/2025

Na manhã desta quarta-feira, 16 de abril, a Estância Turística de Olímpia deu um passo importante na proteção de crianças e adolescentes ao lançar oficialmente o serviço de Escuta Especializada, que funcionará 24 horas por dia dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

A cerimônia de assinatura do protocolo que regulamenta o serviço ocorreu na Câmara Municipal, com a presença de autoridades locais, representantes da rede de proteção à infância e juventude, além de convidados da sociedade civil.

A Escuta Especializada é um procedimento técnico previsto na Lei Federal 13.431/2017, que estabelece diretrizes para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A prática consiste em realizar um único acolhimento, feito por profissionais capacitados, com o objetivo de ouvir o relato da vítima sem causar revitimização – ou seja, sem que ela precise relembrar a experiência traumática diversas vezes, ao relatar a diferentes órgãos ou profissionais.

Durante a cerimônia, o prefeito Geninho Zuliani assinou o protocolo de adesão ao serviço, elaborado em parceria entre as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Cultura e Defesa do Folclore, Esporte, Lazer e Juventude, Segurança Pública, Casa Civil, além do Conselho Tutelar, Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Esse é um momento histórico. Estamos construindo uma política pública sólida, que acolhe, escuta e protege nossas crianças e adolescentes. É uma conquista coletiva”, afirmou o prefeito, Geninho.

A solenidade contou ainda com a participação da delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Olímpia, Débora Abdala Nóbrega, e da promotora de Justiça da Infância e Juventude, Maria Cristina Geraldes Folche Reis, que foi uma das grandes articuladoras do projeto. Foi o Ministério Público quem recomendou a criação da comissão intersetorial para a implementação do protocolo, em articulação com toda a rede municipal de serviços. A elaboração do documento contou com o apoio técnico do Senac.

A programação também incluiu apresentação do Projeto Samba Lata, da ONG Humanizar, e a declamação do poema “Ser Criança” pela adolescente Mirely Aguilar Trindade, de 12 anos. Para finalizar, o advogado Lincoln Moreira e o psicólogo e mestre em sociologia política Célio Moraes realizaram uma apresentação sobre a aplicação do protocolo de Escuta Especializada e os impactos positivos no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência.

A Escuta Especializada funcionará em uma sala própria dentro da UPA, ambientada de maneira a proporcionar acolhimento e segurança emocional para crianças e adolescentes. A escolha da UPA como local estratégico leva em consideração a necessidade de atendimento ininterrupto. 


 
17
ABR
2025
   
Governo do Estado oficializa contratação das obras de recuperação da Vicinal Natal Breda
16
ABR
2025
   
Estudantes de todo país já podem pedir a isenção da taxa do Enem 2025; prazo termina dia 25
16
ABR
2025
   
Dino proíbe mudança do nome da Guarda Civil de São Paulo
16
ABR
2025
   
Anvisa aprova vacina contra chikungunya
15
ABR
2025
   
Fatec de Olímpia: Período de isenção e redução da taxa de inscrição vai até o dia 22
  
   

 

 
 

 
 
 
Fale Conosco
(17) 3281-3044
(17) 99773-3007
WhatsApp
 
 
Endereço
David Oliveira, 830-A
Centro - Olímpia-SP
CEP: 15400-083
 
 
Redes Sociais
   
 
 
WhatsApp